Evolua Multisports

a Assessoria que é referência no Distrito Federal

Endereço: CLSW 302 Bloco B Sala 119 Ed. Park Center - Sudoeste Brasília - DF Tel.: 61 3264-2844 - 61 98261-3344 marketingevolua@gmail.com

Evolua Multisports - a Assessoria que é referência no Distrito Federal

Tipos de Pisada

Você sabe qual é seu tipo de pisada? 

Uma informação que todo corredor deveria ter é o tipo de sua pisada. Antes de comprar um tênis é fundamental que o atleta saiba escolher o calçado apropriado para a sua corrida.

Assim, é possível evitar lesões e potencializar a atividade, uma vez que o tênis possui amortecimento adequado para equilibrar a pisada e proporcionar mais conforto durante a corrida. É importante que você utilize o tênis correto, pois o impacto gerado ao correr pode chegar a oito vezes o seu peso corporal.

Existem 3 tipos de pisadas, sendo elas: Neutra, Pronada e Supinada.  Suas características são:

Pisada Neutra – impulsiona a passada com a parte frontal do pé. O impulso começa com a parte externa do calcanhar e termina no centro da planta do pé. Esta é uma pisada equilibrada, pois a absorção do impacto é distribuída de maneira eficiente no momento do contato com o chão.

 

Pisada Pronada – impulsiona a passada com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas do dedão. Esse tipo de pisada acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Ela é típica de atletas que tem o pé “chato”.

 

Pisada Supinada – impulsiona a passada com a parte do calcanhar e mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho (dedo mínimo). Normalmente, pessoas que tem o pé cavo tem esta característica de pisada.

 

Existem várias maneiras de descobrir seu tipo de pisada. Em algumas lojas especializadas em tênis é oferecida, gratuitamente, a avaliação por meio de um equipamento específico.

Outra maneira de descobrir seu tipo de pisada é analisar seu tênis velhinho e verificar onde existe mais desgaste na sola.

  • Se o desgaste for uniforme, sua pisada é Neutra.
  • Se o desgaste for na parte interna, sua pisada é Pronada.
  • Se o desgaste for na parte externa, sua pisada é Supinada.

Por fim, outra maneira simples de conhecer sua pisada é molhar seu pé e pisar descalço lentamente em uma folha de jornal, primeiramente com o calcanhar e depois com o resto do pé. Abaixo segue um exemplo dos tipos de pisadas:

Agora que você sabe como identificar sua pisada, basta ir em uma loja, comprar um tênis apropriado e começar a treinar. A compra do tênis correto não deve ser considerada um gasto e sim um investimento.

 

Em seguida, marque uma aula experimental e venha treinar com a Evolua Multisports.

 

 

Categoria: Sem categoria

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*